Ações

Mercado de ações e como negociar

O mercado de ações

O mercado de ações é um ambiente público e organizado para negociação de alguns títulos mobiliários e imobiliários (ações, opções de ações, fundos imobiliários, etc.).

 

Ibovespa

Na B3, os investidores podem negociar ações de aproximadamente 500 empresas diferentes. Para se ter um indicador que represente de forma fiel e eficiente o comportamento do mercado, foi criado o Ibovespa. Trata-se da formação de uma suposta carteira de investimentos que, ao final de 2008, é composta de 66 ações retratando a movimentação dos principais papéis negociados na B3, representando não só o comportamento médio dos preços mas também o perfil das negociações - do mercado à vista - observadas nos pregões.

 

A Ação

Ação é a menor parcela do capital social das companhias de capital aberto, que têm seus papéis negociados na BM&F Bovespa. É um título patrimonial e concede aos seus detentores, chamados acionistas, os direitos e deveres de um sócio.

Os acionistas podem receber parte do lucro de uma companhia através do pagamento de dividendos, de juros sobre o capital próprio e de bonificações.

Outra forma é ganhar com a valorização das ações. A ideia é que quanto maior for o crescimento de lucros e de patrimônio da empresa, mais a ação daquela empresa valerá.

 

Legislação

No Brasil, a única bolsa de valores de mercadorias e futuros em operação atualmente é a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão, anteriormente conhecida como Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo), com sede em São Paulo.

O mercado acionário do país é controlado por um órgão ligado ao governo federal, uma autarquia especial: a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é responsável por disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários.