Swing Trade

Operando na modalidade Swing Trade

O que é Swing Trade

Swing trade nada mais é do que operações que tem abertura e fechamento de posição em pregões distintos na bolsa, permitindo que o investidor chegue a ficar semanas comprado no mesmo ativo.

Diferente do Day trade, em que as operações começam e terminam no mesmo dia, nesta modalidade a compra e venda de ações, ETFs, FIIs e opções, pode durar dias, semanas, meses ou até anos.

Para conseguir ganhar dessa forma, o investidor se foca em monitorar tendências de mercado de efeito alongado. As ferramentas mais usadas costumam ser os gráficos de preços e o histórico de variação das cotações dos ativos. Os lucros podem ser obtidos comprando um ativo ou vendendo a descoberto.

Existem algumas vantagens no swing trade em relação ao day trade. Uma delas é o fato de que a estratégia não depende de tentar “acertar” qual será o movimento do ativo no dia em questão. O racional por trás do swing trade é identificar tendências de curto e médio prazo – e como as operações duram pelo menos alguns dias, há tempo para verificar se, de fato, essas tendências vão se concretizar.