Gestão Financeira
Operando com gerenciamento de riscos
Pare de ficar trocando seis por meia dúzia...
O trader é o profissional que busca no mercado financeiro as melhores oportunidades de negócios, investindo nas operações de renda variável buscando ganhos de dinheiro no curto prazo com essas operações. Como todo profissional ou empresa é necessário realizar seu gerenciamento financeiro.
Quando falamos em aplicações de risco em renda variável, as pessoas sempre buscam alguma forma de entrar na mesa para melhorar seu desempenho no trading. Alguns para sair do prejuízo, outros para sair do 0x0 e também existe os que apesar de conseguirem um bom desempenho em um ou dois meses, não conseguem se manter no lucro.
Não tem como sequer cogitar em operar no mercado sem o conceito de gestão de risco. Se você já está operando e nunca ouviu ou leu sobre isso, pare de operar nesse exato momento.
Muitos acreditam veementemente que seu problema é operacional, que não conseguem fazer entradas corretas ou não conseguem extrair o máximo do trade. Alguns preocupados porque tem taxa de acerto e risco:ganho baixos, outros porque apesar de terem altas taxas de acerto, não conseguem ganhar dinheiro.
Monte seu planejamento e foque apenas nisso. Alguns pontos importantes a serem pensados:
- Diversificação, foco do capital;
- Gerenciamento para Swing e Position Trade;
- Gestão de custos operacionais das transações;
- Criar metas de ganho e limites de perda;
- Planejar o limite de operações por período;
- Elaborar stop loss e stop gain;
- Montagem e gerenciamento de metas para Day Trade;
- Montagem e Gerenciamento de metas para Swing Trade e Position Trade;